Os elementos mínimos a integrar num mapa são: título, legenda, escala, rosa-dos-ventos e sistema de coordenadas.

TÍTULO

O título de um mapa é o primeiro elemento que o leitor normalmente observa. Costuma ser curto e atrativo, e revela a informação que está representada num mapa.

LEGENDA / SIMBOLOGIA

Um mapa deve utilizar as cores e símbolos suficientes para o tornar simples de ler e facilmente compreensível. Os símbolos utilizados num mapa  representam a informação que se pretende retratar.

Os três principais tipos de símbolos:

– ponto (representam elementos cujas as áreas são reduzidas, quando comparados com o espaço representado), por ex.: escola

– linha (representam elementos que têm uma largura muito reduzida), por ex.: rio

– polígono (representam elementos cujas áreas são elevadas, quando comparados com  o espaço representado), por ex.: área florestal

A legenda de um mapa define o significado/descrição dos símbolos utilizados para representar a informação espacial de um mapa.

ESCALA

Um mapa é uma representação “reduzida do mundo real”, e essa “redução” ocorre de uma forma proporcional, isto é, ocorre através de uma relação entre as medidas do “mundo real” e a sua representação num mapa. 

A escala pode ser representada de duas formas diferentes:

– escala numérica: representada em forma de fração a proporção da escala (numerador corresponde à distância no mapa, denominador corresponde à distância no “mundo real”)

– escala gráfica: representa graficamente e de forma direta a relação entre  a distância no “mundo real”  e a sua representação

ROSA-DOS-VENTOS

Figura que identifica a orientação das direções dos oito pontos cardeais, dos quais quatro são considerados pontos cardeais principais (Norte, Sul, Este e Oeste) e os restantes são considerados colaterais (Nordeste, Sudeste, Noroeste e Sudoeste). Num mapa é utilizada para indicar a direção do Norte.

SISTEMA DE COORDENADAS

Dada a sua especificidade será abordado isoladamente no próximo artigo. Não perca!

DE FORMA SIMPLES OS ELEMENTOS QUE INTEGRAM UM MAPA AJUDAM O LEITOR A INTERPRETAR A INFORMAÇÃO ESPACIAL REPRESENTADA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Outros elementos

Outros elementos poderão integrar um mapa, de forma a apoiar o leitor na interpretação da informação espacial, nomeadamente:

Autor: identifica quem elaborou o mapa

Fonte: identifica a origem dos dados espaciais

 Data: identifica a data de elaboração do mapa

 

Shares
Share This