Na região de Trás-os-Montes, precisamente nos distritos de Vila Real e Bragança, existem muitos locais de elevado interesse para o Arqueoturismo. Ao iniciar este trabalho foi observado que muitos destes pontos de interesse para o Arqueoturismo não são divulgados, e por isso, o objetivo deste trabalho foi mostrar esses pontos existentes nos concelhos de Vila Real e Bragança para que o turista tenha conhecimento desses vestígios pré-históricos e comecem a incluir em sua rota turística esses concelhos para praticar o Arqueoturismo em Trás-os-Montes.
Este projecto SIG, permitiu georreferenciar todos os pontos de Arte Rupestre na região, e associar a informação relativa a cada gravura que possa ser encontrada durante a caminhada. Também inclui informação que permite caracterizar a área de atividade turística.

Imagem ilustrativa – Gravuras da Botelhinha Fonte: https://www.pegarinhos.com.pt/turismo/patrimonio-natural
A informação disponibilizada e a possibilidade em gerar mapas permite ao turista seleccionar pontos de interesse e planear melhor a sua atividade.
Assim, foi criado um projecto SIG para mapear os pontos existentes de Arte Rupestre e também para auxiliar e divulgar o desenvolvimento do Turismo Arqueológico na região. Esses pontos são Gravuras Rupestres, espalhadas entre aldeias e concelhos que pertencem aos dois distritos.
Futuramente, este projecto SIG será colocado em uma plataforma WEB, por exemplo, QGISCloud ou ArcgisOnline e também no aplicativo para telemóvel, por exemplo o QGISField.
Bibliografia
- Portal Pegarinhos, Turismo, Património Natural. Disponível em https://www.pegarinhos.com.pt/turismo/patrimonio-natural/). Acesso em 06 de novembro de 2019.
- Portal Mundo Educação, Arte Rupestre. Disponível em <(http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/artes/arte-rupestre.html). Acesso em 17 de setembro de 2017
- Portal História da Arte. Arte Rupestre. Disponível <( http://historia-da-arte.info/arte-na-pre-historia/arte-rupestre.html). Acesso 17 de setembro de 2017.
- Portal Publituris, Turismo Mundial Cresce. Disponível em: <(https://www.publituris.pt/2017/01/17/omt-turismo-mundial-cresce-39/) Acesso em 10 Julho de 2017>
- ARANHA, J. T., 2006. Sistemas de informação geográfica. Conceitos e aplicações. Série didática em publicação, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro,Vila Real, 75p.
Agradecimento:
Este trabalho resulta da minha dissertação de mestrado em SIG realizado na UTAD sob orientação do Professor Doutor José Aranha.
Biografia de Luciana de Oliveira
Luciana de Oliveira, natural do Rio de Janeiro, Licenciada em Tecnologia de Telecomunicações e Sistemas, Pós-Graduada em Base de Dados, Mestre em Sistemas de Informação Geográfica pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro com a Tese de Mestrado intitulada: “Caracterização da Região de Trás-os-Montes em Termos de Potencial Turístico”.
Atualmente reside em Portugal e atua como profissional de Sistemas de Informação Geográfica aplicado ao Ambiente, Floresta, Turismo e Telecomunicações.