Formação Gratuíta

Os sistemas de informação geográfica, como qualquer área tecnológica, estão em constante mutação. Parte desta metamorfose fica a dever-se à internet e à forma como esta veio revolucionar a transmissão de conhecimentos assim como a rapidez com que este é disseminado.

Os MOOC´s – Massive Open Online Courses – são uma nova realidade e de facto uma forma eficiente de se aprender. Estes cursos são uma alternativa eficaz, muita das vezes gratuita, na aquisição de novas competências.

O ensino nestes cursos é feito através de vídeoaulas pré-gravadas (que são possíveis de ser visualizados em qualquer dispositivo como computador, tablet, telemóvel, etc.), exercícios práticos, testes, casos de estudo e listas de discussão.

Em baixo é apresentada uma pequena lista com alguns cursos a começar assim como outros passíveis de realizar ao ritmo que o utilizador desejar (self-paced courses).

Mooc´s

Going Places with Spatial Analysis – Curso atualmente em revisão, novas datas para breve.

http://www.esri.com/mooc/going-places

The Location Advantage – Curso a iniciar dia 1 de novembro de 2017

http://www.esri.com/mooc/location-advantage

Do-It-Yourself Geo Apps – Curso a iniciar dia 6 de setembro de 2017

http://www.esri.com/mooc/diy-geo-apps

Earth Imagery at Work – Curso a iniciar dia 6 de setembro de 2017

http://www.esri.com/mooc/imagery

Cartography – Curso a  iniciar dia 1 de novembro de 2017

http://www.esri.com/mooc/cartography

Introduction To Geographical Information Systems (Gis) – Curso atualmente em revisão, novas datas para breve.

https://www.canvas.net/browse/uwf-geodata-center/courses/geographical-information-systems-gis

Geodesign: Change Your World – Curso a iniciar dia 3 julho de 2017

https://www.coursera.org/learn/geodesign

Maps and the Geospatial Revolution – Curso a iniciar dia 14 agosto de 2017

https://www.coursera.org/learn/geospatial

Coursera: Introduction aux Systèmes d’Information Géographique – Partie 1 – Curso a iniciar dia 10 Julho de 2017

https://www.coursera.org/learn/intro-sig-1?siteID=SAyYsTvLiGQ-bRbPqGsJ5gUqUcfXWT_KYQ&utm_content=10&utm_medium=partners&utm_source=linkshare&utm_campaign=SAyYsTvLiGQ

Geodesign: Change Your World

https://www.coursera.org/learn/geodesign

Fundamentals of GIS – Curso de especialização, iniciou dia 03 julho de 2017.

https://www.coursera.org/specializations/gis

Constituído pelos seguintes cursos:

Fundamentals of GIS – Curso, iniciou dia 03 julho de 2017.

https://www.coursera.org/learn/gis

GIS Data Formats, Design and Quality – Curso, iniciou dia 03 julho de 2017.

https://pt.coursera.org/learn/gis-data

Geospatial and Environmental Analysis – Curso, iniciou dia 03 julho de 2017.

https://www.coursera.org/learn/spatial-analysis#

Imagery, Automation, and Applications – Curso, iniciou dia 03 Julho de 2017.

https://www.coursera.org/learn/gis-applications

Geospatial Analysis Project – Curso, iniciou dia 03 julho de 2017.

https://www.coursera.org/learn/gis-capstone

 

Self-Paced

Supervised Learning with scikit-learn

https://www.datacamp.com/courses/supervised-learning-with-scikit-learn?utm_source=class-central&utm_medium=courses&utm_campaign=class-central

Python for Everyone

https://www.esri.com/training/catalog/57630436851d31e02a43f13c/python-for-everyone/

Teaching with GIS: Introduction to Using GIS in the Classroom – Self paced

https://www.esri.com/training/catalog/57630436851d31e02a43f125/teaching-with-gis:-introduction-to-using-gis-in-the-classroom/

Basic Hydrology

https://www.udemy.com/basic-hydrology/

Start 3D GIS iOS App Development in Objective C

https://www.udemy.com/start-3d-gis-ios-app-development-in-objective-c/

Sharpen Your GIS Skills

https://www.udemy.com/sharpen-your-gis-skills/

Dispositivos Móviles para la Gestión del Territorio

https://www.edx.org/course/dispositivos-moviles-para-la-gestion-del-upvalenciax-dmt201x-1

 

Outros sítios onde procurar formação/recursos (nem todos gratuitos).

https://www.esri.com/training/catalog/search/

http://open.ems.psu.edu/courseware

https://www.edx.org/

https://www.udemy.com/

https://pt.coursera.org/

https://www.lynda.com/

https://pt-pt.khanacademy.org/

https://www.skillshare.com/

https://www.udacity.com

https://www.canvas.net/

https://openeducation.blackboard.com/

20 Fontes de Dados Essenciais

A maioria dos projetos relacionados com a geociências e mais concretamente os que envolvem os Sistemas de Informação Geográfica, começam com a pesquisa e aquisição de dados de base.

Em muitos dos casos, dada a escala de trabalho, será necessário a obtenção de dados pagos, elaborados por empresa, serviços municipais e diversos organismos e institutos públicos dos diferentes países. Existem outros, em que dados disponíveis de forma gratuita servem perfeitamente para a concretização do projeto ou como ponto de partida para o seu desenvolvimento.

Com esta entrada no nosso blog, gostaríamos de deixar uma listagem de 20 sites, para obtenção de dados geoespaciais, que podem de ser obtidos de forma gratuita, e que podem contribuir de forma significativa na condução e qualidade dos projetos que todos nós, profissionais ligados ao setor, desenvolvemos.

Global Administrative Areas – Neste site podem encontrar fronteiras de todos os países de mundo com excelente resolução espacial.

Natural Earth Data – Coleção de dados mundiais a múltiplas escalas, vetor e raster que podem ser usados como dados de base.

ArcGis Open Data – Este site contem vários datasets para os mais diversos temas disponibilizados por várias entidades, empresas e institutos de todo o mundo.

USGS Earth Explorer – Um dos sites de referência para aquisição de imagens de satélite (landsat e outros) fotografia aérea e diversos produtos cartográficos através dos Serviços Geológicos dos Estados Unidos (USGS).

Open Street Maps – A plataforma Open Street Maps é um exemplo de colaboração entre vários utilizadores espalhados por todo o mundo. Esta colaboração visa a criação de um mapa do mundo mais completo e livre e acessível a todos.

ESA’s Sentinel Mission – Mais um site de referência quando se fala de deteção remota. Neste site podemos encontrar e descarregar imagens capturadas pelos vários satélites que a ESA opera. Também pode ser consultado este site para adquirir apenas dados referentes ao Sentinel 2 e Landsat 8.

JAXA’s Global ALOS 3D World – A Agência Japonesa de Exploração Geoespacial (JAXA), disponibilizou um modelo digital de superfície que pode ser obtido livre de custos. Este tem uma resolução espacial aproximada de 30 metros sendo este modelo criado com base nas imagens obtidas pelo satélite ALOS.

Global Land Cover Facility – Esta plataforma é um hub que integra imagens de satélite e produtos derivados que variam entre a escala local e global.

Space Shuttle Radar Topography Mission (SRTM) – O programa SRTM é um esforço internacional com o intuito de obter modelos digitais de elevação, de elevada resolução espacial, para a quase totalidade do globo. Este é o modelo mais detalhado (gratuito) antes da disponibilização do modelo digital de elevação global proveniente do ASTER.

ASTER Global Digital Elevation Model – Modelo digital de elevação global criado com os dados do sensor ASTER. Este modelo tem 30 metros de resolução espacial.

Opentopography – Este portal facilita o acesso a topografia de alta resolução, sendo o publico alvo pessoas que trabalhem no campo das ciências da terra. Disponibiliza ainda ferramentas e vários recursos como tutoriais que facilitam a aprendizagem e aplicação destes dados.

World Port Index – Portal que agrega informação como localização, características físicas, infraestruturas e serviços disponibilizados pelos portos contidos nesta base de dados, cerca de 3700.

Global Map – Este portal disponibiliza conjuntos de dados à escala 1:1 000 000, sendo estes desenvolvidos e verificados pela NGIA. Este é um projeto internacional colaborativo que visa criar a nível global dados sobre desenvolvimento sustentável, proteção ambiental e mitigação de desastres naturais.

IPUMS Terra – Este porta agrega dados populacionais e ambientais, transversais a várias áreas científicas, o que possibilita a pesquisa sobre eventos e transformações dramáticas na população humana, ambiente e as suas interações.

Socioeconomic Data and Applications Center – Repositório de dados que contém temas como: Agricultura, clima, governança, saúde, uso do solo, deteção remota, etc. Este portal visa fazer uma ponte entre as ciências da terra e as ciências sociais disponibilizando dados em bruto e também dados agregados e mapas.

Diva Gis – Este site contém informação que pode ser utilizada como dados de base. Pode ser feito o download de informação por país nos seguintes temas: Limites administrativos, estradas, caminhos de ferro, elevação, uso do solo e população.

European Environmental Agency – A Agência Ambiental Europeia disponibiliza através deste portal dados e indicadores sobre diversos temas como Rede Natura, uso do Solo (Corine), regiões biogeográficas, qualidade do ar, etc.

WorldClim – Global Climate Data – Este portal apresenta conjuntos de dados climáticos, em formato raster, com cerca de 1km2 de resolução espacial.

One Geology – Este projeto é uma iniciativa dos vários serviços geológicos existentes. Este portal combina dados geológicos de organizações e institutos que produzem cartografia geológica. Embora a escala dos dados varie, os dados de base estão disponíveis para todo o planeta.

Mineral Resources Data System – Este site apresenta um conjunto de dados e relatórios que descrevem ocorrências metálicas e não metálicas em todo o mundo.

A APPSIG

Em 2015, um conjunto de especialistas e curiosos em Sistemas de Informação Geográfica, perceberam que podiam contribuir na expansão do conhecimento nesta área tão vasta, tão largamente utilizada no nosso dia-a-dia, e com um crescimento de facto empolgante, entre os diferentes agentes quer públicos ou privados.

Depois de um período de maturação, decidiram criar a Associação Portuguesa para os Sistemas de Informação Geográfica (SIG), e no final de 2016 tornou-se uma realidade.

Esta recém-criada Associação pretende o seu Espaço, numa perspetiva construtiva, aberta e de participação.

Acreditamos que o que está criado no sector, é importante e têm a sua mais-valia. A mais-valia que pretendemos com a APPSIG é integração. É torna-la um espaço de agregação de esforços e interajuda entre esses agentes.

A acontecer, só será possível com um relevante participação dos seus associados, e estes vão ter de intervir!!!… por iniciativa a qualquer altura, ou a pedido da APPSIG fruto das pessoais experiências ou da formação particular que detenham. E será assim.

A partilha de conhecimento permitirá melhorar o conhecimento global na área, e consequentemente a rede de contactos dos seus associados com os demais atores envolvidos nos SIG.

Os objetivos não são megalómanos. São concretos e exequíveis.

A intenção começa agora.

APPSIG